Em Decepcionado com Deus, Philip Yancey aceita o desafio de analisar, à luz da Bíblia, a questão do sofrimento e investigar a função da dor na formação do caráter. Em vez de apoiar-se em velhos clichês usados para justificar situações extremas – e que, via de regra, não satisfazem a alma daquele que passa por elas -, o autor humaniza a discussão, dando espaço até para o desabafo de quem se acha marionete ou cobaia de Deus supostamente injusto.
Ao mesmo tempo, numa demonstração de profunda sensibilidade à mensagem das Escrituras Sagradas, Yancey revê o próprio conceito de sofrimento e mostra que as provas da vida ajudam o cristão a aperfeiçoar sua comunhão com o Senhor e compreender melhor a dimensão da graça. O escritor vai mais além e revela como um aparente desastre pessoal pode contribuir para o processo de reconhecimento da dor do próximo, gerando a compaixão.
“O autor mostra como, muitas vezes, nossas súplicas são tentativas inconscientes de encaixar Deus nos parâmetros da nossa inteligência limitada. Então, incrivelmente, nos decepcionamos com Deus por não se submeter à nossa vontade.”
Marina Silva, Senadora
Desde o lançamento da primeira edição em português, em 1990, Decepcionado com Deus (Disappointment with God) vem consolidando sua condição de clássico da literatura devocional moderna. Nele, o renomado jornalista e escritor Philip Yancey – cuja teologia solidamente estruturada destoa do triunfalismo inconseqüente que caracteriza muitos de seus contemporâneos – aborda, com extrema ousadia, um assunto que a maioria dos cristãos prefere evitar: as decepções comuns à experiência cristã.
A partir de casos relatados na Bíblia e outros que testemunhou, nos quais pessoas cheias de fé e amor enfrentarem situações de profunda dor e angústia, o autor de Alma Sobrevivente aceita o desafio e confronta as três perguntas que colocam a fé em xeque: Deus é injusto? Deus está calado? Deus está escondido? Mesmo sem a pretensão de responder a elas, Yancey se dispõe a encontrar o sentido do sofrimento no aperfeiçoamento da relação entre o Criador e os seres humanos, bem como na restauração da condição original de sua Criação.
Esta nova edição chega ao público brasileiro com texto revisado, capa moderna, formato maior, mais páginas, diagramação mais funcional e acabamento de primeira linha. O resultado é um livro mais elegante na apresentação, mantendo o conteúdo que o transformou num dos mais importantes títulos sobre a vida cristã lançados nos últimos anos.
Sobre o autor:
Philip Yancey é escritor de diversas obras de grande repercussão, dentre elas Alma Sobrevivente, editada pela Mundo Cristão. Por 11 vezes ganhou o principal prêmio editorial dos Estados Unidos – Gold Medallion. Mestre em Comunicação pela Wheton College e em Língua Inglesa pela Universidade de Chicago, atualmente é editor independente da prestigiada revista Christianity Today. Ele e a esposa residem em Evergreen, Colorado.
Páginas: 288